Compartilhe

Blog

Tudo o que você precisa saber para iniciar um bom planejamento da safra 2021/2022

Planejamento Agrícola, Institucional Inel

Publicado em: 28 de maio de 2021

Executar um planejamento agrícola antes de iniciar uma nova safra é uma das atividades mais importantes que o produtor rural precisa realizar e pode ser a chave para uma maior rentabilidade na lavoura.

O que é um planejamento agrícola?

Chamamos de planejamento ou gestão agrícola a combinação de procedimentos a serem seguidos para administrar uma propriedade rural de forma a garantir uma maior eficiência e sustentabilidade da fazenda. Além de melhorar o controle das atividades do campo, o planejamento agrícola também auxilia o administrador da propriedade a antecipar e gerenciar eventos externos e inesperados como adversidades climáticas, mudanças de preços dos insumos, etc.

Abaixo reunimos algumas dicas que podem auxiliá-lo a realizar um bom planejamento agrícola para a safra 2021/2022:

1 – Escolha da semente certa e plantio

Há séculos sabemos que o principal insumo de uma lavoura é a semente e, por esta razão, sua escolha deve ser a primeira decisão do agricultor. Os principais fatores que devem ser considerados na hora da escolha da semente são: tipo de solo, nível de fertilidade da terra, disponibilidade hídrica, ciclo da cultivar, época e local da semeadura, espaçamento entre linhas, etc. Desta forma e com base neste tipo de fatores o produtor deve selecionar a semente mais apropriada à sua situação. Dispositivos como o T1000 e o T700 produzidos pela Inel podem auxiliar o produtor rural nesta etapa.

2 – Aplicação adequada de fertilizantes e corretivos do solo

Agricultura de precisão na fertilização e correção: entendendo as propriedades e características do solo é possível planejar o manejo adequado, assim como os fertilizantes e corretivos necessários. É recomendável que se faça uma análise laboratorial do solo, de forma a munir o agricultor com uma boa gama de informações técnicas para tomada de decisão para cada segmento do talhão da lavoura, gerando o mapa de aplicação. Assim amplia-se a eficiência dos fertilizantes utilizados e evita-se desperdício dos mesmos, entregando a taxa ideal em cada área analisada.

3 – Monitoramento preciso na aplicação dos defensivos agrícolas

Agricultura de precisão na pulverização: na hora de aplicar corretamente os defensivos agrícolas deve-se levar em consideração o alvo, a dosagem e o histórico da área. Conferir a previsão do tempo e prestar atenção a cada um desses fatores será fundamental para manter a rentabilidade e a produtividade da lavoura.

Esta é a fase onde inicia-se o monitoramento constante da produção com a identificação de pragas, doenças e plantas daninhas.

4 – Manejo integrado de pragas e doenças na lavoura

O chamado manejo integrado de pragas e doenças consiste em diversas técnicas de manejo com o objetivo de manter o índice de pragas e doenças abaixo do nível de dano econômico. É ideal que este monitoramento seja feito periodicamente durante todo o ciclo da cultura e que, nos períodos críticos, seja feito semanalmente.

Além de reduzir as pulverizações de defensivos, o manejo integrado também traz outros benefícios para a lavoura como o uso mais sustentável dos defensivos agrícolas, controle mais preciso de pragas e doenças, diminuição de custos e, consequentemente, maior rentabilidade.

5 – Manutenção preventiva das máquinas e implementos agrícolas

Planejar a manutenção preventiva das máquinas e implementos é uma forma eficiente para evitar surpresas com o funcionamento dos maquinários. Além de reduzir as chances de que quebrem ou atuem inadequadamente, a manutenção preventiva maximiza a vida útil dos equipamentos e aumenta os resultados da lavoura.

De acordo com dados da Conab, mais de 25% dos custos com reparos podem ser cortados se a manutenção dos maquinários agrícolas for realizada rotineiramente. Uma semeadora bem regulada e calibrada, por exemplo, pode aumentar a produtividade em até 30%.

6 – Cálculo preciso do custo da produção agrícola

Administrar uma propriedade agrícola envolve entender todas as etapas de produção e gerenciar com máxima atenção cada componente do trabalho. Sementes, fertilizantes e defensivos, quando gerenciados de forma minuciosa e aplicados de forma correta, impactarão positivamente na rentabilidade da colheita.

Conhecendo sua lavoura, fazendo um bom planejamento agrícola e gerenciando todas as etapas da produção através da utilização dos equipamentos de monitoramento adequados, o agricultor terá em mãos todas as informações necessárias para uma produção eficiente e rentável.

7 – Utilização de tecnologias avançadas no campo

Segundo uma estimativa da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão cerca de 67% das propriedades rurais brasileiras utilizam algum recurso tecnológico visando melhorar o cultivo e a qualidade da produção. A utilização de dispositivos avançados como o T1000 e outras ferramentas de agricultura de precisão, permitem que a propriedade seja mais rentável, eficiente, segura e mais sustentável.

Fazer o planejamento adequado de sua produção agrícola com base nos itens que mencionamos acima é a primeira e mais importante decisão que o administrador da propriedade precisa tomar. Além de gerar mais facilidade para os profissionais rurais, o resultado natural deste processo será um prognóstico mais preciso quanto às expectativas da lavoura para a próxima safra.

Galeria de Fotos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir