Publicações

27/02/2017 Dispositivo de Indicação de Nível

Empresa Parceira: Fundação Universidade de Passo Fundo – Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) tem sua origem em 28 de junho de 1967, é mantenedora da Universidade de Passo Fundo, do Centro de Ensino Médio Integrado e do Centro de Línguas da FUPF. Tem sua sede localizada na cidade de Passo Fundo, no norte do estado do Rio Grande do Sul.

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da Universidade de PassoFundo é referência no Brasil e uma das mais bem conceituadas de toda a região Sul, também é pioneira na pesquisa e na pós-graduação da Instituição. Já o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da FAMV destaca-se pela forte inserção social na região Sul do Brasil. Sua contribuição para a ciência e a tecnologia na agricultura é notável, tendo em vista a expressiva inserção dos egressos em cooperativas, consultorias e em empresas de pesquisa e desenvolvimento ou de assistência técnica.

Projeto:

O professor do PPGAgro, Vilson Klein, foi o mentor do projeto, onde apresentou à Inel sua ideia de equipamento. Porém, precisava saber da viabilidade de transformar a ideia em um produto comercializável e, principalmente, de baixo custo – objetivo principal desse desenvolvimento. Alguns meses selecionando componentes, desenvolvendo placas de circuito impresso e foi apresentado o protótipo do dispositivo de nível para implementos agrícolas, em setembro de 2016.

Produto Final:

O dispositivo de nível pertence ao setor tecnológico de implementos agrícolas e refere-se a um equipamento eletrônico autônomo de indicação de nível. Tal dispositivo possui o objetivo de indicar ao operador da máquina a inclinação do veículo no plano e ainda indica a ação a ser tomada para que o veículo se desloque em nível. Levando em consideração que a realização de tarefas em nível, em áreas com topografia irregular, é uma tarefa complexa e difícil para o operador, conforme apontou o professor Vilson, o dispositivo desenvolvido é capaz de analisar a inclinação lateral e frontal da máquina e apresentar, através de leds indicadores, qual a ação que o operador deve tomar a fim de manter uma inclinação constante pré-definida, conforme a inclinação configurada no momento inicial da tarefa.

A prática de cultivo em nível é uma tarefa muito eficiente para reduzir perdas de solo e água por erosão hídrica em áreas agrícolas. Tal procedimento vem sendo abandonado e esse equipamento poderá, de forma muito fácil e barata, incentivar os agricultores a novamente adotar essa tão importante prática conservacionista.